terça-feira, 31 de outubro de 2017

Rachel, Racheis: Travessias entre saberes


Qual Rachel de Queiroz (1910-2003) surge diante dos olhares específicos de áreas como as ciências sociais, geografia e estudos literários? Esta é a pergunta colocada pela mesa–redonda Rachel, Racheis: Travessias entre saberes, proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, com o objetivo de discutir a vida e a obra da escritora cearense. 




O momento nos parece mais que oportuno.

Em 2017, faz 40 anos que a Academia Brasileira de Letras (ABL) abriu as portas para a primeira escritora, no caso, Queiroz, tornando-a a primeira mulher a ocupar um lugar numa das principais instituições de consagração literária do país. Uma conquista muito significativa para as mulheres de letras brasileiras, principalmente, para aquelas que almejavam fazer da pena um ofício.  

Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910 e faleceu em 04 de novembro de 2003.  Portanto, o dia 07 de novembro, no qual se realizará o evento, localiza-se, justamente, neste entremeio – entre o nascimento e a morte –, o qual, como lembra-nos Kofes (2004): “é no intervalo entre a vida e a morte, que uma experiência de vida se encarna no mundo e, consequentemente, adquire condições de ser representada por meio de uma narrativa”. 


Referências:
FANINI, Michele Asmar. Fardos e Fardões: mulheres na Academia Brasileira de Letras (1897-2003). Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
KOFES, Suely. “Os papéis de aspern”: anotações para um debate. In: História de vida: biografias e trajetórias/Suely Kofes (org.) – Campinas, SP: UNICAMP, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2004, (Cadernos do IFCH;31), págs. 5 – 16.



Texto: Bruno Duarte Nascimento


Um comentário:

  1. Linda arte de Alana, Anderson, belíssimo texto de Bruno e cuidados e postagem de Amanda... o que torna bonita a existência desse grupo é o privilégio de conviver com pessoas como vocês. Obrigada sempre por esse encontro! 😚

    ResponderExcluir