sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

PUBLICAÇÕES GRUPO RASTROS URBANOS



       No final de 2019 e no início deste ano, o Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos teve o seu trabalho reconhecido, publicado e divulgado em diferentes meios. Abaixo você poderá conhecer cada um deles e acessá-los clicando nas imagens onde poderá ler os textos completos.
O primeiro foi a publicação do artigo “Narrativas na cidade em álbuns fotográficos: A Fortaleza que se encontra em acervos fotográficos pessoais” na Revista Rua do Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade de Campinas (Unicamp).

 Clique Aqui para Acessar o Artigo!!!
Clique na Imagem para Acessar o Artigo Completo.

Escrito por Cristina Maria da Silva (Coordenadora do grupo) e Francisco Felipe Pinto Braga, ele traz narrativas sobre o Poço da Draga em Fortaleza/CE a partir de álbuns fotográficos pessoais dos moradores, partindo das discussões Michel de Certeau; Jeanne Marie Gagnebin; Aleida Assmann e Fabiana Bruno. O texto é proveniente do projeto de extensão “Fotobiografias: a Fortaleza que se Encontra em Acervos Fotográficos Pessoais” desenvolvido pelo grupo Rastros.
            Já no início desse ano o Rastros ganhou mais uma publicação com o artigo “Fotobiografias: Mulheres como guardiãs de memórias na Cidade” publicado na Revista Ponto Urbe do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo (USP).

 Clique na Imagem para Acessar o Artigo!!!
Clique na Imagem para Acessar o Artigo Completo.


Escrito por Cristina Maria da Silva, Ananda Andrade do Nascimento Santos e Alana Brandão Moura, o texto também parte dos acervos comuns dos moradores do Poço da Draga, mas com foco em perceber as grafias de uma vida (a das mulheres e da cidade) através de fotografias. No artigo são abordadas as histórias de três mulheres Ivoneide (53 anos), Iolanda (72 anos) e Ivonilda (80 anos) para compreender os vestígios da história de tensões e conflitos do Poço da Draga dentro da cidade.
O terceiro texto “Trilhos da Memória: Experiências urbanas em fotografias no Poço da Draga/Fortaleza-CE”, trata-se de um pequeno artigo publicado na Revista da rede OPPALA (Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino Americanas) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 Clique na Imagem para Acessar o Artigo!!!
Clique na Imagem para Acessar o Artigo Completo.

O texto apresenta uma reflexão acerca do trabalho com fotografias desenvolvido pelo grupo Rastros. Foi escrito por Cristina Maria da Silva, Francisco Felipe Pinto Braga e Alana Brandão Moura.
            O último é uma matéria publicada pelo Portal Agência UFC da Universidade Federal do Ceará. O texto, que conta com entrevista de Cristina Maria da Silva, apresenta um resumo das ações desenvolvidas nos últimos anos pelo grupo Rastros Urbanos, assim como suas repercussões.

 Clique na Imagem para Acessar a Matéria!!!
Clique na Imagem para Acessar a Matéria Completa.


Um comentário:

  1. É maravilhoso viver essa parceria com todos vocês do Rastros Felipe Braga, Alana Brandão e Ananda Andrade. Vida longa ao Rastros e seus percursos urbanos.

    ResponderExcluir